Saúde
Prefeitura planeja ação para estimular exames pré-câncer
Após denúncias envolvendo análises citopatológicas, município quer resgatar confiança das mulheres
Diante da insegurança gerada por conta da denúncia de que exames pré-câncer realizados na rede pública poderiam estar com resultados incorretos, a prefeitura anunciou que lançará uma campanha de incentivo à realização do papanicolau.
A partir de outubro, todas as 50 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade serão mobilizadas para atendimento e marcação de consultas preventivas ao câncer de colo do útero. De acordo com a prefeitura, o objetivo é alcançar 23 mil mulheres entre 25 e 64 anos usuárias do SUS. A mobilização terá duração de um ano.
De acordo com a secretária de Saúde, Ana Costa, a campanha não iniciará agora porque o foco atual das equipes está na campanha nacional de vacinação. A partir de outubro, agentes comunitários farão a busca ativa das mulheres nos bairros, informando sobre a disponibilidade dos atendimentos e a necessidade de realização das análises.
"Todas as pelotenses precisam estar bem informadas e terem acesso ao exame preventivo. Estaremos prontos para atender a todas", afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.
Leia também
> Funcionários de UBS afirmam que prefeitura conhecia desconfiança sobre exames
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário